segunda-feira, 4 de abril de 2011

UTILIZAÇÃO DA ENERGIA NUCLEAR

A Energia Nuclear pode ser utilizada de diversas formas, algumas passíficas e outras bélicas:

Bomba atômica
As bombas nucleares fundamentam-se na reação nuclear (fissão nuclear) descontrolada e portanto explosiva. A eficácia da bomba atômica baseia-se na grande quantidade de energia liberada e em sua toxicidade, que apresenta duas formas: radiação e substâncias emitidas (produtos finais da reação e materiais que foram expostos à radiação), ambas radioativas. A força da explosão é de 5 mil até 20 milhões de vezes maior, se comparada a explosivos químicos. A temperatura gerada em uma explosão termonuclear atinge de 10 até 15 milhões de graus Celsius no centro da explosão.
Na madrugada do dia 16 de julho de 1945, ocorreu o primeiro teste nuclear da história, realizado no deserto de Alamogordo, Novo México, o chamado Trinity Test.
 
Fig 01 - Imagem da explosão gerada durante oTrinity Test

O segundo teste, empregado pela primeira vez para fins militares durante a Segunda Guerra Mundial, foi na cidade japonesa de Hiroshima e o terceiro, na cidade de Nagasaki. Essas explosões mataram ao todo cerca de 155.000 pessoas imediatamente, além de 110.000 pessoas morrerem durante as semanas seguintes, em consequência dos efeitos da radioatividade. Além disso, suspeita-se que até hoje mais 400.000 morreram devido as efeitos de longo prazo da radioatividade.
As bombas termonucleares são ainda mais potentes e fundamentam-se em reações de fusão de hidrogênio (Bomba H) ativadas por uma reação de fissão prévia. A bomba de fissão é o ignitor (estopim) da bomba de fusão devido à elevada temperatura para iniciar o processo da fusão.

Aplicação civil
A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coreia do Norte, Paquistão e Índia, entre outros. 
A percentagem da energia nuclear na geração de energia mundial é de 6,5 % (1998,UNDP) e de 16 % na geração de energia elétrica. No mês de janeiro 2009 estavam em funcionamento 210 usinas nucleares em 31 países com ao todo 438 reatores produzindo a potência elétrica total de 372 GW.
Existem ainda 117 usinas nucleares desligadas, que seriam capazes de gerar mais 35 GW,  além das outras 42 usinas nucleares que estão em construção atualmente e que quando forem ligadas gerarão juntas mais 33 GW.

Fig. 02 - Usina Nuclear de Cattenom na França. O vapor que sai das torres de resfriamento não é radioativo, nem poluente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário aqui !!!